Tecnologia da II Guerra aumenta letalidade dos drones da Ucrânia
6 de setembro de 2024Após pagers, walkie-talkies do Hezbollah explodem no Líbano
18 de setembro de 2024O pager se destacou como o primeiro aparelho móvel de comunicação compacta a surgir no mercado massivo e, apesar dos smartphones terem largamente substituído este dispositivo, ainda há indivíduos que fazem uso dessa tecnologia confiável nos dias atuais.
Na terça-feira (17), os “pagers” chamaram a atenção quando centenas desses dispositivos, usados pelos membros do Hezbollah no Líbano, explodiram simultaneamente em todo o país. Esse foi um ataque sem precedentes que o grupo militante atribuiu a Israel.
Aparelhos conhecidos como pagers são dispositivos compactos que possibilitam ao indivíduo o recebimento de mensagens e sinais sonoros, daí também serem conhecidos por “beeps”. Eles operam em uma frequência única, motivo pelo qual são vistos como mais seguros, uma vez que não dependem das redes de telefonia móvel, que estão sujeitas a interrupções, falhas de conexão ou interceptação de comunicações.
Estas particularidades eram alguns dos motivos pelos quais o Hezbollah se utilizava delas. Seguindo o ataque do Hamas que ocorreu no dia 7 de outubro, o qual iniciou a guerra em Gaza, o grupo militante instruiu seus integrantes a cessarem o uso de telefones móveis para prevenir potenciais vulnerabilidades israelenses na tecnologia.
No Ocidente, os pagers atingiram seu pico de popularidade nas décadas de 80 e 90. Segundo a Spok, fabricante de pagers sediada nos EUA, em 1994, existiam 61 milhões de pagers em uso globalmente.
Os smartphones podem ter conquistado o mercado mainstream, mas os pagers ainda têm sua utilidade em certas áreas, tais como hospitais, particularmente nos Estados Unidos. De acordo com uma pesquisa veiculada em 2017 no Journal of Hospital Medicine, aproximadamente 80% dos médicos hospitalares questionados utilizavam pagers, e metade das mensagens que recebiam por meio desses aparelhos estavam associadas à assistência aos pacientes.
Os pagers também são utilizados em campos menos legais, como no tráfico de drogas. A fabricante de pagers dos EUA, Spok, anuncia seu produto como uma ferramenta “cujo sinal penetra aço e metal, enquanto o de um smartphone pode ser bloqueado”. Outro fabricante, Discover Systems, afirma que “sistemas de pager representam um meio de comunicação mais confiável, por exemplo, em caso de falha de rede Wi-Fi ou telefônica”.
De acordo com a Spok, o primeiro pager foi patenteado nos Estados Unidos em 1949 pelo inventor Alfred Gross, pioneiro na comunicação sem fio, antes de ser usado em um hospital de Nova York. O termo “pager” foi oficialmente registrado em 1959 pela empresa Motorola, que liderou o mercado por várias décadas. O primeiro pager da Motorola, o Pageboy 1, criado em 1964, permitia o envio de um alerta sonoro por telefone antes que a tecnologia fosse aperfeiçoada e passasse, a partir dos anos 80, a enviar mensagens escritas.
Fonte:
Folha Destra. O que são os pagers, que explodiram simultaneamente no Líbano. Disponível em: https://www.folhadestra.com/o-que-sao-os-pagers-que-explodiram-simultaneamente-no-libano/. Acesso em: 17 set 2024.