As novas fragatas Classe “Tamandaré”
21 de agosto de 2024NASA escolhe SpaceX para trazer de volta astronautas presos no espaço em novo golpe para a Boeing
26 de agosto de 2024Em 8 de agosto foram realizados, nas instalações do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), os primeiros cortes de chapas do casco do futuro Navio-Patrulha (NPa) “Miramar”. Tais chapas serão utilizadas na montagem do bloco inicial do total de 16 que compõem o processo construtivo do meio. Os blocos do navio serão montados nas instalações do edifício 17 do AMRJ, que, atualmente, também abriga a construção do NPa “Mangaratiba”. A previsão de entrega desses dois meios é em 2026 e 2027 [1]. O “Miramar” será o terceiro navio da classe Macaé a ser construído pelo AMRJ. O primeiro foi o Npa ” Maracanã”, em 2022, que marcou a retomada de construção de navios no Arsenal de Marinha, antes realizada em estaleiros privados.
A construção do NPa “Miramar” integra o Programa de Desenvolvimento de Navios-Patrulha (PRONAPA), que prevê o projeto e construção, no Brasil, de 11 navios com deslocamento de 500 ton, até 2031, de acordo com o Portfólio de Projetos Estratégicos da Defesa [2].
O programa foi anunciado no Simpósio de Projetos Estratégicos promovido pela Marinha [3], como parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com investimento previsto de R$ 2,6 bilhões até 2035, sendo R$ 150 milhões já em 2024 e 2025 na construção dos Npa “Mangaratiba” e “Miramar”. Durante o simpósio também foi anunciado que três dos 11 navios virão com equipamentos específicos para caça-minas.
O programa será gerenciado pela EMGEPRON, assim como no caso das Fragatas Classe “Tamandaré” (FCT), e espera-se um alto índice de nacionalização, que nas FCT está em torno de 40%. Para atingir tal objetivo, foi proposta, em abril de 2023, a criação de uma Câmara de Nacionalização e estabelecido um memorando de entendimento entre a EMGEPRON, representantes da Marinha e organizações representativas da indústria [4].
Referências:
[1] Marinha do Brasil. AMRJ realiza primeiros cortes de chapa para construção do Navio-Patrulha Miramar. 19 ago 2024. Disponível em: https://www.marinha.mil.br/amrj/node/282. Acesso em: 22 ago 2924.
[2] Brasil. Ministério da Defesa. Portfólio de Projetos Estratégicos da Defesa 2020 – 2031. Disponível em: https://www.gov.br/defesa/pt-br/orgaos-vinculados/conselho-superior-de-governanca-do-ministerio-da-defesa/arquivos/2022/pped_final_aprovado_versao_para_impressao.pdf. Acesso em: 22 ago 2024.
[3] Klojda. Marinha promove Seminário de Projetos Estratégicos. Agência Marinha de Notícias. 1 dez 2023. Disponível em: https://www.agencia.marinha.mil.br/index.php/especial/marinha-promove-seminario-de-projetos-estrategicos. Acesso em: 22 ago 2024.
[4] EMGEPRON. Emgepron participa de ato de formalizacao da câmara de nacionalizacao na abertura da SC-Expodefense. Disponível em: https://www.marinha.mil.br/emgepron/pt-br/emgepron-participa-de-ato-de-formalizacao-da-camara-de-nacionalizacao-na-abertura-da-sc-expodefense. Acesso em: 22 ago 2024.