Aeronave tiltrotor AW609 conclui campanha de ensaios embarcados
1 de julho de 2024Embraer Defesa transformará viaturas Agrale Marruá para uso no SISFRON
11 de julho de 2024A Diretoria de Fabricação (DF), na figura do seu Diretor, Gen Div Tales Villela, e o Presidente da Iveco Defense Vehicles – IDV LATAM, Sr Humberto Spinetti, assinaram o contrato de obtenção por nacionalização de 420 (quatrocentas e vinte) Viaturas Blindadas Multitarefa – Leve Sobre Rodas (VBMT-LSR) 4×4 Guaicurus, no escopo do Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas (Prg EE F Bld), a serem entregues à Força Terrestre nos próximos 10 (dez) anos.
O referido contrato engloba, além das plataformas veiculares, os serviços de integração dos sistemas de armas automatizado e de comando e controle, bem como a obtenção de ferramentais especiais para a manutenção da aludida plataforma veicular.
A presente contratação visa atingir níveis de nacionalização de, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) do veículo ao final da obtenção, por meio de 3 (três) pilares principais: construção de infraestrutura local no Brasil para montagem das viaturas; fabricação de componentes em território nacional, fomentando a Base Industrial de Defesa (BID); e capacitação de mão de obra qualificada, gerando notável quantidade de novos empregos, diretos e indiretos.
Ademais, o contrato em questão permitirá que o Exército Brasileiro, por meio de sua comissão de engenheiros militares que trabalha nas instalações da referida empresa, em Sete Lagoas/MG, possa acompanhar os processos de fabricação e de nacionalização, proporcionando a absorção de conhecimentos quanto às tecnologias empregadas no processo de produção industrial da referida viatura.
Viaturas Guaicurus
Os veículos LMV-BR 2 (Veículo Multifunção Leve) serão produzidos em duas variantes diferentes, seja com um Sistema de Armas Manual ou seja com um Sistema de Armas RCWS (estação de armas controlada remotamente) REMAX, produzido pela ARES, empresa do Rio de Janeiro.
Todos os veículos serão equipados com um C2 – Sistema de Comando e Controle. As 420 unidades do “Guaicurus” serão produzidas localmente na fábrica da IDV em Sete Lagoas (MG).
Desde seu lançamento, o Light Multirole Vehicle (LMV) tem sido continuamente desenvolvido, beneficiando-se da extensa quantidade de experiência acumulada por seus usuários. Graças a esse foco contínuo, ao longo dos últimos 20 anos, a IDV ganhou ampla experiência no desenvolvimento de veículos militares para atender aos requisitos operacionais mais exigentes de seus clientes, envolvidos em operações especiais e missões de manutenção da paz, especialmente em contexto urbano compartimentado.
A assinatura deste contrato de 10 anos para veículos LMV-BR 2 marca outro marco importante na parceria entre o Exército Brasileiro e a IDV, pois contribui consideravelmente para o crescimento da indústria de defesa nacional e fortalece o desenvolvimento estratégico das Forças Terrestres Brasileiras. A sólida colaboração entre o Exército Brasileiro e a IDV remonta a uma longa história, que inclui até agora o fornecimento de 700 unidades do veículo blindado anfíbio 6×6 Guarani, bem como 32 unidades do LMV-BR.
Versão com Mísseis Anticarro
De acordo com a EB20-D-03.113 – Diretriz de iniciação do projeto de criação da 1ª Companhia Anticarro Mecanizada (2024), após a adoção do Míssil Anticarro (AC), a fim de aumentar a flexibilidade no emprego das frações, os Pelotões poderão contar com a vtr VBMT-LSR 4X4 Guaicurus, para que seja adaptado um equipamento de lançamento de mísseis AC.
Essa poderia ser uma oportunidade para integrar o míssil nacional MSS 1.2AC, recém homologado pelo Exército.
Cabe ainda ressaltar que os recursos destinados à aquisição dos mísseis e viaturas estão sendo providos pelo Programa Estrategico do Exército “Forças Blindadas”.
Fontes:
Araújo, Leonardo R. Carvalho. Exército e Iveco firmam contrato para fornecimento de 420 viaturas blindadas Guaicurus. LRCA Defense Consulting – 05 jul 2024. Disponível em: https://www.lrcadefenseconsulting.com/2024/07/exercito-e-iveco-firmam-contrato-para.html. Acesso em: 5 jul 2024.
Exército Brasileiro. Portaria – EME/C Ex n° 1294, de 3 de abril de 2024. EB20-D-03.113 – Diretriz de iniciação do projeto de criação da 1ª Companhia Anticarro Mecanizada (2024). Disponível em: http://www.sgex.eb.mil.br/sg8/006_outras_publicacoes/01_diretrizes/04_estado-maior_do_exercito/port_n_1294_eme_03abr2024.html. Acesso em: 10 jul 2024.