Startup do setor aeroespacial testa arma hipersônica
13 de março de 2024O Brasil vai perder a Avibras?
2 de abril de 2024Que a Guerra da Ucrânia trouxe a aplicação de drones aéreos como inovação no campo de batalha, não há dúvidas. São inúmeros os vídeos que circulam na internet mostrando adaptações de drones civis carregando artefatos bélicos e atacando carros de combate e soldados nos campos de batalha. Sem falar nos drones kamikazes, outra inovação em armamento militar em uso na Ucrânia, Faixa de Gaza e no Iêmen, pelos Houthis.
Mas isso não se restringe aos meios aéreos. A Ucrânia vem tendo sucesso usando “lanchas não tripuladas”, não só para atacar e destruir navios russos, como a Fragata Admiral Makarov, em outubro de 2022, mas também para lhe conferir inteligência em tempo real, vigilância e capacidades ofensivas que vêm chamando a atenção de todos os países para essas inovações [1]. É impressinante como a Ucrânia tem intentado ataques a navios e instalações russas distantes mais de 248 milhas náuticas da sua costa, como foi o caso do navio Ivan Khurs, em maio de 2023, e a ponte que liga a pensínsula da Crimeia à Rússia, em outubro de 2022 e julho de 2023.
Drones Ucranianos
Um dos exemplos mais destacados das proezas tecnológicas da Ucrânia neste domínio é o drone naval MAGURA V5. Apresentadado na Feira Internacional da Indústria de Defesa em Istambul, em julho de 2023, esta “lancha não tripulada” possui um casco de 5,5 metros de comprimento, peso inferior a 1000 kg, carga útil de 200 kg, alcance de 500 milhas (800 km), 60 horas de vida da bateria, e velocidade limite de 80 km/h [2]. O design do drone garante furtividade e manobrabilidade ideais, mesmo em ambientes marítimos desafiadores, com baixo custo, se comparado aos tradicionais torpedos e mísseis navais.
O espírito inovador da Ucrânia não pára na superfície da água. O país também introduziu o Toloka TLK-150, um avançado veículo subaquático não tripulado (UUV) de 2,5 metros de comprimento, menos de 50 kg de peso e alcance de 100 km [3] [4]. Este opera logo abaixo da superfície da água, revelando apenas uma pequena parte do seu mastro de comunicações semelhante a um periscópio. Esta filosofia de design apresenta aos adversários um desafio complexo de detectar e interceptar o drone.
O desenvolvimento do Toloka TLK-150 é conduzido pela BRAVE1, a plataforma de coordenação de tecnologia de defesa do governo ucraniano, que relevou a intenção de chegar a versões maiores, incluindo uma com 4 m de comprimento e alcance de 1.200 km, ou raio de operação de 400 km. Em sua fase de protótipo, este drone subaquático já está gerando grande entusiasmo nos círculos de defesa.
Drones de Superfície no Brasil
A Marinha do Brasil tem demonstrado interesse nos veículos de superfície autônomos (USV) para aplicação na guerra de minas. Em outubro de 2023, foi realizado o exercício MINEX-2023 na Baía de Todos o Santos, em que foram testados os USV em desenvolvimento no CASNAV (Centro de Análise de Sistemas Operativos) e o SUPPRESSOR X, desenvolvido pela empresa Tidewise, que possui parceria com a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON). Nesse exercíco, os USV foram testados nas fases de detecção, identificação e classificação de minas navais, enquanto a elimininação dos artefatos era feita do modo tradiconal, por navios varredores rebocando longos cabos de aço com tesouras próprias para cortar os cabos-amarras das minas, levando-as até a superfície para posterior desativação por mergulhadores especializados ou com tiros de metralhadoras [5].
Referências
[1] Interesting Engineering. How Ukraine’s naval drones are suppressing Russian navy. 14 ago 2023. Disponível em: https://interestingengineering.com/ie-originals/military-mechanics/season-8/ep-3-how-ukraines-naval-drones-are-suppressing-russian-navy. Acesso: em 13 mar 2024.
[2] Kirichenko, David. Ukraine sea drones outsmarting Russia’s superior navy. Asia Times. 26 set 2023. Disponível em: https://asiatimes.com/2023/09/ukraine-sea-drones-outsmarting-russias-superior-navy/. Acesso em: 13 mar 2024.
[3] Lisnychuk, Maryna. Ukraine has developed the Toloka TLK-150 underwater drone, which will be highly maneuverable – Naval News. Oboz.ua. 11 mai 2023. Disponível em: https://eng.obozrevatel.com/section-society/news-ukraine-has-developed-the-toloka-tlk-150-underwater-drone-which-will-be-highly-maneuverable-naval-news-11-05-2023.html. Acesso em 13 mar 2024.
[4] Military Review. With the delay of the NMD, the destruction of the ships of the Black Sea Fleet of the Russian Navy by Ukrainian naval drones is just a matter of time. 8 maio 2023. Disponível em: https://en.topwar.ru/216250-pri-zatjagivanii-svo-unichtozhenie-ukrainskimi-morskimi-dronami-korablej-chernomorskogo-flota-vmf-rf-jeto-vsego-lish-vopros-vremeni.html. Acesso em: 13 mar 2024.
[5] Nicolaci, Angelo. Marinha realiza “Operação MINEX-23” em Salvador. Brasil Defesa. 24 out 2023. Disponível em: https://www.brasildefesa.com.br/2023/marinha-realiza-operacao-minex-23-em-salvador/. Acesso em: 13 mar 2024.