Turquia irá patrulhar área marítima da Somália em troca de suas riquezas
22 de fevereiro de 2024Míssil Nacional MANSUP acerta o alvo durante lançamento de teste
4 de março de 2024A Leonardo recebeu um contrato da PSPC (Public Services and Procurement Canada) para fornecer seu Falcon Shield C-UAS (Sistema de defesa contra Sistemas Aéreos Não Tripulados) para uso pelas Forças Armadas Canadenses. O acordo inclui a entrega de múltiplos sistemas e um pacote de apoio logístico de 10 anos, incluindo opções de equipamentos adicionais e o desenvolvimento contínuo de novas capacidades. As entregas iniciais são esperadas ainda este ano, permitindo que as Forças Armadas Canadenses implantem o Falcon Shield em bases operacionais avançadas para maior proteção do pessoal [1].
De acordo com a empresa, o Falcon Shield cobre a ameaça crescente dos UAS dos grupos 1 a 3, que normalmente são difíceis de detectar usando equipamentos convencionais de vigilância aérea. O sistema detecta, rastreia e prioriza ameaças rapidamente, capacitando os operadores a neutralizá-las de forma eficaz [2].
Fabricado nas unidades de Basildon e Southampton, o sistema já está em serviço nas Forças Armadas do Reino Unido (RAF), onde a Leonardo entregou sete sistemas completos antidrones ORCUS como parte do programa de pesquisa e desenvolvimento ‘Synergia’. Sua tecnologia antidrone foi adotada durante vários eventos, incluindo a cúpula do G7 de 2021 e os Jogos da Commonwealth de 2022 em Birmingham.
Colaborando com as Forças Armadas dos Estados Unidos, a Leonardo também integrou a tecnologia NINJA do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA (AFRL) no sistema ORCUS da RAF, permitindo detectar e mitigar múltiplas pequenas plataformas de drones no espaço aéreo ao redor das bases aéreas.
Sistemas antidrone no Brasil
O Brasil vem adotando sistemas antidrone desde os Jogos Olímpicos e Copa do Mundo, quando foi preciso reforçar a segurança do espaço aéreo dos locais dos jogos. Atualmente já se tem notícias de uso de sistemas portáteis, bem mais simples que os sistemas militares, em uso na segurança de presídios brasileiros e prédios públicos, principalmente o sistema da empresa autraliana Drone Shield, composto por um detector de rádio frequencias, chamado RF Patrol, e uma arma de interceptação chamada Drone Gun. Esse sistema é capaz de detectar uma variedade de drones, interferir e “capturar” o controle do veículo e até comandar para o local de origem a fim de identificar a ameaça [3] [4].
Durante os eventos esportivos internacionais, o Exercito Brasileiro adotou a solução da Empresa Estratégica de Defesa brasileira IACIT. Esta empresa, sediada em São José dos Campos -SP, desenvolveu e produz os sistema DRONEBlocker que possui duas versões: o 0100 para aplicações militares; e o DRONEBlocker 0200 para aplicações civis [5]. Mas esta não é a única empresa brasileira interessada nessa área. Em 2023, a Embraer recebeu R$ 15 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para desenvolver um novo sistema de monitoramento antidrones [6]. Além disso, outras empresas internacionais com subsidiárias no Brasil comercializam sistemas antidrone, como a europeia Thales, proprietária da empresa brasileira Omnisys, que produz os sistemas: Parade, ForceShield, EagleShield e RapidEagle [7].
Referências:
[1] GPB. Leonardo to Provide Falcon Shield C-UAS to Canada. 28 fev 2024. Disponível em: https://gbp.com.sg/stories/leonardo-to-provide-falcon-shield-c-uas-to-canada/. Acesso em 29 fev 2024.
[2] Leonardo. Falcon Shield. Disponível em: https://www.leonardo.us/falcon-shield. Acesso em: 29 fev 2024.
[3] Agência Minas. Polícia Penal de Minas utiliza tecnologia contra drones inédita no Brasil. 24 ago 2023. Disponível em: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/policia-penal-de-minas-utiliza-tecnologia-contra-drones-inedita-no-brasil. Acesso em: 29 fev 2024.
[4] Drone Shield. DroneGun Tactical. Disponível em: https://www.droneshield.com/products/dronegun-tactical. Acesso em: 29 fev 2024.
[5] IACIT. Sistemas Contramedida Jammer – DRONEBlocker. Disponível em: https://www.iacit.com.br/produtos/defesa/droneblocker. Acesso em: 29 fev 2024.
[6] Bonin, Robson. Por sistema antidrones, governo Lula fecha parceria com a Embraer. Coluna Radar – Veja. 24 jul 2023. Disponível em: https://veja.abril.com.br/coluna/radar/por-sistema-anti-drones-governo-lula-fecha-parceria-com-a-embraer. Acesso em: 29 fev 2024.
[7] Thales. Counter Unmanned Aircraft Systems: EagleShield. Disponível em: https://www.thalesgroup.com/en/markets/defence-and-security/air-forces/airspace-protection/counter-unmanned-aircraft-systems. Acesso em: 29 fev 2024.